AVANCA | CINEMA 2019
AVANCA | CINEMA 2019

Revista online com 85 comunicações (ISSN: 2184-4682) e livro impresso com 807 páginas com um total de 117 comunicações (ISSN: 2184-0520) de vários autores de diversos pontos do mundo, que refletem a Conferência Internacional AVANCA | CINEMA 2019 e reúnem comunicações científicas à volta do cinema.

Capítulo I _ Cinema – Arte

Miriam de Oliveira Gonçalves
A cidade e a paisagem urbana como personagem de cinema a visão de uma urbanista e cinéfila aprendiz
PDF HTML
Helena Maria da Silva Santana, Maria do Rosário da Silva Santana
A composição de imaginários assombrosos pelo sonoro único proposto nos filmes de animação de Fernando Cortizo
PDF HTML
Helena Maria da Silva Santana, Maria do Rosário da Silva Santana
A delineação e concretização dos conteúdos imagéticos em The Death of an Owl (2012) e No Green No Blue (2012) de Marta Alvim através de um sonoro de autor
PDF HTML
António Cardoso
Arte interativa: quem é o autor e onde está o espectador?
PDF HTML
Frederico Miguel da Cruz Dinis
Articulação sonora e visual em performances intermédia site-specific
PDF HTML
Maria Fátima Nunes, Carlos Miguel Rodrigues
Cinema e pintura em diálogo
PDF HTML
Glaucia Davino, Victor Henrique Cruz Russo
Crítica ou conversa? Youtubers e a crítica cinematográfica contemporânea.
PDF HTML
Cláudia Marisa
Dançamos? A construção do par dançante.
PDF HTML
Jackie Calderwood, Rachael Till, Vytautas Vasiliauskas
Developing a Co-Creative Methodology of Narrative Artwork Production for the BEACONING Platform Metagame.
PDF (English) HTML (English)
Abigail Davies
Developing new Deaf screenwriting talent
PDF (English) HTML (English)
Mariano García Plaza, Marisa Víctor Crespo, Jesús Ramé López
Educar la mirada: Un proyecto de creación audiovisual para sujetos no productivos
PDF (Español (España)) HTML (Español (España))
Jesús Ramé López
La estética modal como herramienta de análisis cinematográfico
PDF (Español (España)) HTML
Ludmila Constantino da Silva Queirós, Paulo Bernardino Bastos
“Na ombreira da porta”: Intersecções para a construção poética de música visual.
PDF HTML
Cibele Saque
Na perspetiva do movimento cinematográfico: ‘Desenhando uma linha de paisagem’
PDF HTML
Mayara Fior Oliveira
Narrativa e discurso através da “Montagem” fotográfica
PDF HTML
José Pedro Regatão
O Fascínio do Cinema na Arte Pública: entre a Ficção e a Realidade
PDF HTML
Cristianne de Sá, Paulo Bernardino Bastos
O meu corpo em perceção: uma relação com a câmara e com o ato de ser fotografada
PDF HTML
Mariana Ramos e Silva, Vítor Quelhas
Revivalismo dos Cartazes de Cinema de 1946–1951
PDF HTML
Alexandra Canaveira de Campos
Show and/or tell: what is the role of historical dance in period cinema? And what memory of the history of dance are we left with?
PDF (English) HTML (English)
Nélia Lúcia Fonseca
Sobre Educação, Arte e Vídeoarte: rupturas, resiliência e práticas de ensino/aprendizagem na sala de aula
PDF HTML
Paulo Alexandre e Castro
The end of cinema as we know it.
PDF (English) HTML (English)
Rita Vilhena
Turning Backs - o espectador está presente?
PDF HTML

Capítulo II _ Cinema – Cinema

Francisco Malta
A criação do personagem cinebiográfico para o cinema: os desafios do roteirista para criar ou recriar
PDF HTML
Josep Torelló Oliver, Jaume Duran Castells
Análisis práctico de la obra de Pere Portabella (1967-1976): la subversión de la Manera de Representación Institucional a través de la música
PDF (Español (España)) HTML (Español (España))
Gilmar Santana
Cinema documental contemporâneo, técnica e sociedade: Implicações sociológicas e culturais.
PDF HTML
José Francisco Serafim, Natália Ramos
Cinema documentário, memória, política e exílio. Vivências no feminino.
PDF HTML
Denise Machado Cardoso, Alessandro Ricardo Pinto Campos
Cinema Juvenil e Produção Audiovisual em Melgaço do Marajó: Experiências Compartilhadas.
PDF HTML
Michelle Sales
Cinema negro português.
PDF HTML
Marta Fiolić
Cinematizing agenda – visualizing change.
PDF (English) HTML (English)
Bárbara Caffarel Rodríguez
Del sistema de Stanislavki al método Strasberg: aproximaciones teóricas, análisis y críticas a ambos sistemas.
PDF (Español (España)) HTML (Español (España))
Oscar Canalís Hernández
El Cine y la Villa Malaparte de Capri
PDF (Español (España)) HTML (Español (España))
Nuno Tudela
Escrita de argumento com atores: uma prática experimental em análise.
PDF HTML
Juan Francisco Celín Robalino
Estudo das funções narrativas e estilísticas de sombras e sons nos filmes de influência expressionista O anjo azul e M – o vampiro de Düsseldorf
PDF HTML
Sandra Straccialano Coelho
Experiências migrantes no documentário Latino Americano em 1a. pessoa: algumas abordagens metodológicas
PDF HTML
Alessandro Ricardo Pinto Campos
“Faz um filme com a gente, pra gente mostrar para os parentes”: A cultura do povo Ka’apor acionada pelo cinema
PDF HTML
Fausto Cruchinho
Fora de campo e Campo sonoro em Cinema.
PDF HTML
Pedro Afonso, José Alberto Pinheiro
Fritz Lang: o Mundo pelo monóculo do Modernismo
PDF HTML
Javier Venturi
La retórica rusófoba y anglófoba del régimen franquista en las películas Murió hace quince años, Rapsodia de sangre, y La mujer que vino del mar
PDF (Español (España)) HTML (Español (España))
Elis Crokidakis Castro, Luís Antônio Monteiro Campos
No cinema de Woody Allen os sujeitos pós-modernos com suas neuroses nas cidades de Nova York, Barcelona e Paris.
PDF HTML
José Duarte
O caminho da contemplação: para Além da Estrada, de Charly Braun
PDF HTML
Veronica Miranda Damasceno
O cristal em decomposição em Morte em Veneza de Luchino Visconti
PDF HTML
Mayara Fior Oliveira
O faux raccord e a montagem discursiva: O que é faux raccord?
PDF HTML
Eliane Gordeeff, João Paulo Queiroz
O Imaginarium Diegético na Animação e no Cinema: a representação de momentos de sonho, memória, devaneio e psicadelia no Audiovisual
PDF HTML
Sérgio Bordalo e Sá
O mar e os pescadores ou a ténue fronteira entre a realidade e a ficção no cinema de Leitão de Barros
PDF HTML
Denise Costa Lopes
O transcinema de Lúcia Murat. Memórias dos anos 70 por meio da imersão e da coautoria com o espectador.
PDF HTML
Daniel Brandão, Pedro Mota Teixeira, António Ferreira, Paulo Korpys
O valor documental do quotidiano: uma leitura histórica
PDF HTML
António Costa
One film, three visions
PDF HTML
Rubén Marín Ramos
Pautas y restricciones en el cine de no ficción contemporáneo
PDF (Español (España)) HTML (Español (España))
Deirdre O’Toole
Plot vs Emplotment - Testing the narrative concepts of aesthetics and authenticity in the documentary short Far Away Land
PDF (English) HTML (English)
Rafael de Souza Barbosa
Questões metanarrativas no documentário de arquivo: o ato de extrair a natureza do material pelas imagens
PDF HTML
Maria do Céu Martins Monteiro Marques
Representações da Cultura Oriental e Ocidental em Amor e Dedinhos de Pé
PDF HTML
Fernando Moreno Suárez
Roma y Netflix: ganando premios y rompiendo reglas
PDF (Español (España)) HTML (Español (España))
Luiz Augusto Coimbra de Rezende Filho
Second person narrative in War Documentaries
PDF (English) HTML (English)
Amanda Mansur Custódio Nogueira
Suspensão narrativa e fluxo temporal. A experiência musical em Tatuagem (2013), de Hilton Lacerda
PDF HTML
Edmundo Cordeiro
The elevator scene in ‘Horse Money’: the sound-image.
PDF (English) HTML (English)
Manuel Bernardo Cabral
Uma possível leitura do universo fordiano em “O Homem que Matou Liberty Valance”.
PDF HTML
Luís Proença
Voices of Justice in Non-Fiction Films and in Christianity.
PDF (English) HTML (English)
Luciana de Almeida Pereira Jordão
Walter White/Heisenberg: construção da personagem em Breaking Bad
PDF HTML